quarta-feira, 6 de junho de 2012

... Um mal NÃO necessário...

"Como assim!?"
Estamos no século 21! Para que usar venenos que fazem mal a saúde? Temos anestesia para canal, temos cessaria, temos aviões, temos computadores... Para que ficar nos velhos métodos que fazem mal?
Você não precisa destruir meio mundo para deixar as coisas assim...

Quem disse que não há um substituto? Uma das coisas que não são muito espalhadas, mas que é o melhor substituto, lhes apresento...



O Neem
Isso mesmo, essa maravilhosa árvore de origem asiática, que teve suas pesquisas começadas em 1986. O seu óleo, extraído do miolo das sementes dessa árvore, que é da família Meliaceae, é aplicado para o controle de pragas, agindo sobre mais de 400 espécies de insetos. Isto foi informado pela pós-doutora em química orgânica Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva, professora do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior paulista. Coordenando o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) - Controle Biorracional de insetos, que tem o objetivo de estudar compostos não tóxicos ao ser humano e que possam controlar doenças e o comportamento de pestes na agricultura. Uma questão que foi levantada por Fátima, é que na lavoura, inseto bom não é inseto morto. Ou pelo menos não todos mortos.
A grande UFSCar

Quando foi questionada se o extrato do Neem seria um substituto definitivo para os agrotóxicos, ela mostrou que, no caso das pragas, os insetos não são somente vilões. Segundo ela, "o mecanismo ideal para se combater uma praga é controlar sua população no local da plantação de interesse. Diminuir os insetos em uma plantação é ambientalmente mais interessante do que a total exterminação, pois os mesmos devem ser o vetor de uma doença para uma determinada planta e ao mesmo tempo o polinizador de outra.", esclarece. Eliminando todos os insetos, iria significar perdas ambientais maiores na região em que o inseto não é uma praga, mas um polinizador. A seguir um comentário da mesma: "Embora ambientalmente mais saudável, o controle biorracional de pragas enfrenta um grande obstáculo para sua aplicação, que é a resistência dos produtores rurais. Essa é a maior barreira, não apenas no Brasil, mas em vários países. Muitos produtores consideram mais fácil a aplicação de inseticidas e a eliminação completa do inseto causador do problema, ainda que ele seja importante para outras culturas."

Brasil, o número 1 em Agrotóxicos.

Vamos ver como está a situação do Brasil quanto a isto?

No Brasil, as primeiras introduções da árvore Neem - feitas de forma oficial - foram pela Fundação Instituto Agronômico do Paraná, em 1986, com sementes procedentes das Filipinas e, em 1989, com sementes da Índia, Nicarágua e República Dominicana. Na década seguinte, suas propriedades se tornaram mais conhecidas, dando início a plantio comerciais em diversos estados. Além do inseticida orgânico, a árvore fornece matéria-prima para a fabricação de xampu anticaspa e seborréia, desodorante, pasta dental e cremes (É de 1001 utilidades né?). Especialistas apontam que sua extração no Brasil ainda precisa de ajustes. O óleo extraído por aqui, por exemplo, tem seu princípio ativo ( a azadiractina ) degradado quando exposto ao sol. Mas o projeto de pesquisa conduzido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) conseguiu otimizar o processo de extração e, por meio da nanoencapsulação do óleo, preservar as propriedades inseticidas do Neem.

É nessas horas que pensamos... Por quê?

Infelizmente, como nada é perfeito, embora as empresas produzindo o óleo no Brasil, elas ainda não conseguiram registros como produtos agrícolas, sendo comercializados como óleo vegetal. Os produtos são praticamente inócuos (Que não faz dano, inofensivo) ao ambiente e ao homem, são totalmente biodegradáveis e com baixa persistência no ambiente. Além da ação contra insetos, o Neem tem efeitos sobre outros organismos, incluindo nematoides, fungos, vírus, protozoários etc.

Entendam que eliminando o inseto transmissor pode afetar a reprodução de outras espécies vegetais que dependem daquele inseto para a polinização. Além disso, resquícios (Restos, sobras) dos inseticidas empregados não são biodegradados, permanecem na planta e podem contaminar a alimentação humana, solo e rios. Ou seja, imagine, você pega um copo de água e bebe o conteúdo, e então, você ingere um monte de veneno, e aquilo ainda fica grudado no seu organismo, somente acumulando. Terrível, não?

Tem outros extratos de plantas que podem ter o papel de combate às pragas também, porém, o melhor mesmo é com as da família Meliaceae, já que tem melhores resultados.

Vantagens do Concentrado de Neem:

- Mundialmente aprovado para uso na agricultura e pecuária e pecuária orgânica.

- Não tóxico para o homem e animais domésticos.

- Totalmente biodegradável, sendo eliminado no meio ambiente em poucos dias.

- Pode ser associado no controle de mais de 400 tipos de insetos

- Seu principal componente é a Azadirachta, além de conter mais de quarenta compostos de ação semelhante.

- O concentrado de Neem é indicado no combate, entre outros, da mosca do chifre, carrapatos, piolhos, sanas, pulgas, etc.

Uso: Usar 200 ml para 20 litros de água.

Neem, 1001 utilidades

Classificação científica:

Reino: Plante

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Sapindales

Família: Meliaceae

Gênero: Azadirachta

Espécie: A. indica

Nome binomial: Azadirachta indica

Logo terão mais postagens, continuem visitando! Agradecemos por ler e ajudar nossa causa! ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário