terça-feira, 5 de junho de 2012

Inofensivo ao Homem e Animas de Sangue Quente...

Pois é, isso aí do título estava escrito em uma embalagem (Essa aí da imagem) de uma das primeiras armas que passamos a comer, mal sabiam eles, que ele era extremamente ofensivo a qualquer coisa viva.

"A morte não é instantânea, ela se segue inevitavelmente mais cedo ou mais tarde."
Pois é, o dessa embalagem não era pra colocar na comida, mas era colocado nas nossas plantações de outras formas, continue lendo e saiba mais absurdos.


O DDT foi sintetizado em 1874, e não era usado pra nada, até que mais de meio século depois, em 1939, foi descoberto que podia ser usado como inseticida...
Depois da metade da Segunda Guerra Mundial, foi muito utilizado para combater os mosquitos da malária e do tifo, tanto por militares, como por civis, que usavam principalmente como sprays, que matavam os mosquitos que descansavam nas paredes.

Quando a guerra acabou, a indústria precisava de algum lugar pra escoar todo o estoque de produção que eles tinham guardado, e o alvo escolhido foram os insetos que atacavam as plantações...
Foi uma "festa", a produção agrícola aumentou, o governo viu como oportunidade de desenvolvimento, e a indústria viu como um meio de se livrar do estoque.

Ele foi então utilizado em larga escala contra os mosquitos da malária... No início até funcionou, mas depois, muitas populações de insetos criaram resistência, por causa disso, o que havia sido conseguido contra eles foi revertido, total ou parcialmente, e em alguns lugares chegou até a piorar, aumentando as taxas de transmissão da doença.

Um monte de veneno sendo jogado nas pessoas e elas achando até graça.
No início dos anos 70, saíram vários estudos, e um livro chamado "Primavera Silenciosa" (Silent Spring), que denunciavam que o DDT causa câncer e interferia com a vida animal, comparando a pulverização do DDT como se fosse uma "nova bomba atômica".
Relatórios indicam que insetos inofensívos, como abelhas, e também peixes, pássaros e outros animais estavam sendo feridos ou mortos por esse veneno, e ele chegou a ser responsabilizado por pelo menos a quase extinção de um tipo de ave, o Falcão-Peregrino, e só aí que o uso do DDT passou a ser banido.

Até hoje é em alguns lugares utilizado contra mosquitos da malária, mesmo o DDT penetrando na terra e na água e contaminando animais e humanos, tendo sido encontrado traços até em pinguins de terras distantes.
No passado já chegou até a ser usado como remédio contra piolhos (Aliás, o DDT era pulverizado diretamente na cabeça dos soldados americanos, justamente pra acabar com eles), loções, e muitas outras formas, descontroladamente e com pouco conhecimento dos efeitos desse composto.

Novas postagens no blog em breve, voltem sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário