sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Absurdo! Brasil não controla uso de Agrotóxicos!

O Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do mundo, é uma das nações mais atrasadas no controle de agrotóxicos. Dos 50 produtos químicos mais aplicados na agricultura, 22 são proibidos pela União Europeia e nos E.U.A, mas, não no Brasil. Continuam a serem usados em grande escala, mesmo com os riscos que oferecem a saúde.
Que tal um veneno fresquinho?



E entre esses produtos que são proibidos em outros países, mas usados aqui no Brasil, podem causar cegueira, má formação fetal, câncer (em especial os de tireoide e mama), puberdade precoce, problemas respiratórios, disfunções renais entre muitos outros, de acordo com relatórios técnicos de várias entidades lançados neste ano e que fortalecem alertas feitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em anos anteriores.
Símbolo da Organização Mundial da Saúde (OMS).



Desde 2008, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alerta a importante necessidade de vetar o uso dessas substâncias, mas somente agora, com o veto de países a produtos brasileiros cultivados com alguns agrotóxicos, é que a discussão ganhou voz. Querem proibir dez substâncias, além de quatro que já tiveram sua retirada do mercado aprovada. Ou seja, outros países tiveram que proibir para aqui a discussão ganhar corpo, isto é um absurdo. E assim, nosso país nunca irá para frente.


Nessa relação está o endossulfam, cujos efeitos foram primeiramente notados num vilarejo na Índia, onde 6,000 pessoas (cerca de 50% dos domicílios), a maioria crianças, apresentaram graves deformações físicas e neurológicas. E para piorar, este produto só deve ser banido em 2013! Ou seja, vamos ter que continuar com este veneno até lá. Agora, na União Europeia, ele está proibido desde 1985. O Brasil consegue novamente.
Proibido em 1985 na UE, e no Brasil em 2013.

Vamos falar um pouco sobre a pulverização? Além de nosso amado país permitir o uso de substâncias que já é proibida em países desenvolvidos, o Brasil adora outra prática banida pela UE desde janeiro de 2009: a pulverização aérea de plantações, que, no intuito de abranger a maior área possível de cultivo, também contamina o ar, solo, mananciais, estradas e até vilarejos a quilômetros de distância. Isso quer dizer, que agora para termos agrotóxicos dentro de nós, nem precisamos comer, basta respirar. Para piorar, uma tese foi mostrada e provada, e sabe qual é ela? Que somente 1% do produto aplicado atinge o alvo, o 99% restante vão para o ar, água e solo.

Vamos encher nossas vidas com muito veneno não é mesmo?

Isto é uma coisa mais do que o absurdo! Estão estudando o quanto o ser humano pode absorver de veneno por acaso? Não deixe de compartilhar isto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário