terça-feira, 29 de maio de 2012

Na guerra...

Como foi dito em outros momentos, esse blog é feito para se falar de algo que foi criado como arma de guerra, e que nós estamos comendo diariamente.
Nesse post, vou falar sobre alguns dos seus primeiros usos na guerra, e os estragos que foram feitos.

Até os próprios soldados americanos foram afetados.

Se quiser saber mais, continue lendo.


A Guerra do Vietnã não foi a primeira vez em que foi usado agrotóxicos, mas os estragos causados foram realmente dos piores.
O "Agente Laranja" era uma mistura de 2 agrotóxicos, o 2,4-D e o 2,4,5-T. Esse "Agente Laranja" foi pulverizado em mais de 6 mil missões, atingindo 10% do Vietnã.
O objetivo dessas pulverizações era matar toda a vegetação para que os soldados "inimigos dos estados unidos" não tivessem onde se esconder. Onde ele for pulverizado, mata toda a vegetação, até as raízes, e onde era uma floresta verde se torna um cemitério de árvores negras mortas, e o local fica possuído por um odor desagradável e forte.
O solo do Vietnã foi destruído, a chuva levou os nutrientes da terra, já que não havia plantas para segurá-los, a indústria agrícola foi devastada, e o solo foi tomado por espécies invasivas de grama que impedem o crescimento das plantas nativas.

Vítimas do agente laranja.
No agente laranja e em alguns outros agrotóxicos, é encontrada uma substância chamada dioxina, altamente tóxica, causa câncer, abortos, nascimento de crianças deformadas, distúrbios neurológicos, e também prejudica os sistemas essenciais do corpo, como o endócrino, imunológico e nervoso.
O Departamento de Assuntos de Veteranos dos Estados Unidos afirmou que o agente laranja tinha apenas "pequenos sinais" de dioxina (nesse caso, a dioxina poderosa conhecida como TCDD), mas as regiões em que ele foi despejado ou armazenado apresentam altas concentrações do veneno.
Quando a dioxina não é contida, ela entra na terra e na água do subsolo, poluindo o local e tornando-se parte da cadeia alimentar. A poluição com dioxina diminuiu nos últimos anos, mas ainda continua sendo um problema urgente no Vietnã.
Muitos vietnamitas apresentam quantidades muito altas de dioxina no sangue, até 200 vezes acima dos níveis normais, já que quando as pessoas comem animais e plantas contaminados com dioxina, esta começa a se acumular no tecido adiposo, já que o veneno é solúvel em gordura. Todo mundo apresenta, pelo menos, uma pequena quantidade de dioxina no corpo. Não se sabe quanto tempo leva para que ela saia do corpo. Algumas formas de dioxina duram sete anos ou mais, mas pesquisas mais recentes mostram que, quando encontrada em concentrações elevadas, a dioxina demora muito mais tempo para se dissolver. E quando a substância penetra no solo, sua duração aumenta bastante.

Veneno sendo aplicado, nas plantações é igualzinho.
Agora pense bem, você quer mesmo que essas substâncias continuem sendo colocadas  na nossa comida?
Em breve novas postagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário